A Água no Universo Vivo

A água é a substância mais presente nas células e, sem dúvida, a mais importante para o universo vivo. Todos os seres vivos necessitam de água para sobreviver e esta substância especial participa de quase todas as reações químicas do mundo vivo.

Para termos uma ideia, a água corresponde a mais ou menos 60% do peso de um ser humano. Há grande quantidade nos músculos e no sangue. A água está presente até mesmo nos ossos. Além disso, é uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta. Estima-se que mais de 70% da superfície da Terra seja coberta por água.

A QUÍMICA DA ÁGUA

Quimicamente, a água é uma substância covalente formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula é, portanto, H2O. A molécula da água possui geometria angular.

Em geral, a água é um composto de difícil classificação, justamente porque possui características especiais (em comparação a substâncias semelhantes). Pode ser encontrada na natureza nos três estados físicos. Na forma líquida, é insípida, incolor e inodora.

Possui ponto de fusão igual a 0ºC e ponto de ebulição igual a 100ºC. Sua densidade corresponde a 1 g/cm3.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS

A água tem a incrível capacidade de dissolver um grande número de substâncias, o que nos permite classificá-la de solvente universal.

Os sais minerais, por exemplo, têm seus íons liberados quando submetidos à solução aquosa. Coisa semelhante ocorre com substâncias orgânicas. As reações de hidrólise (transformação de substâncias grandes em substâncias menores) têm a água como reagente principal e são essenciais ao metabolismo celular.

A água é também reagente da fotossíntese – processo através do qual é produzida a energia necessária às cadeias alimentares. Além disso, a água realiza o transporte de substâncias, regula a temperatura corpórea e funciona como lubrificante natural das articulações ósseas.

A origem da vida está diretamente ligada à água. Ao que tudo indica, as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos primitivos há 3,5 bilhões de anos. Como quase todas as reações metabólicas ocorrem em meio aquoso, a água é fundamental também para a manutenção da vida.

CICLO DA ÁGUA

O ciclo da água permite a renovação constante dessa substância em nosso planeta e se dá por meio das mudanças de estado físico na atmosfera e superfície terrestre. Tal ciclo se inicia com a evaporação (dos oceanos, rios e lagos) e da evapotranspiração dos vegetais.

Na atmosfera, o vapor d’água se resfria e retorna à superfície na etapa de precipitação: chuva (estado líquido), neve ou granizo (estado sólido).

Compartilhe conhecimento...