Conceitos Básicos de Ecologia

A Ecologia é o ramo da Biologia que analisa as relações entre os seres vivos e o meio ambiente. Interessa a esta área a compreensão da dinâmica das populações, dos fatores químico e físicos que compõem o ambiente, além das interações ecológicas que ocorrem entre as espécies.

CONCEITOS BÁSICOS

População: conjunto de indivíduos da mesma espécie que habita determinado local da Terra.

Comunidade Biológica (ou Biocenose): união das diferentes populações que coexistem em determinada região.

Biótopo: conjunto de fatores físicos e químicos do ambiente, como umidade do ar, intensidade da luz solar, condições do solo, água, minerais etc.

Hábitat: local característico onde vive uma espécie.

Nicho ecológico: conjunto de características ligadas ao modo de vida de uma espécie, como alimentação, ciclo de atividade, predadores naturais, tempo de reprodução etc.

Ecossistema: união entre o biótopo e a comunidade biológica. Num ecossistema, diversas relações são estabelecidas pelos seres vivos (entre si e com o meio).

Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

Seres autotróficos: indivíduos que têm a capacidade de fabricar o próprio alimento, como as plantas durante a fotossíntese.

Seres heterotróficos: indivíduos que adquirem energia alimentando-se de outros seres vivos, isto é, não produzem o próprio alimento. Os animais são exemplos de seres heterotróficos.

CADEIA ALIMENTAR OU TRÓFICA

Cadeia alimentar ou cadeia trófica é o conjunto de relações alimentares que ocorrem com os seres vivos nos ecossistemas. Numa cadeia alimentar, cada ser vivo é responsável por uma função e ocupa os chamados níveis tróficos.  Podem ser produtores (indivíduos autotróficos), consumidores (indivíduos heterotróficos) e decompositores (indivíduos que se alimentam da matéria orgânica em decomposição).

Dizemos que osconsumidores são primários quando se alimentam diretamente dos produtores; tratam-se, em geral, de indivíduos herbívoros.

Os consumidores são secundários quando se alimentam de animais herbívoros; tratam-se, em geral, de indivíduos carnívoros.

Os consumidores são terciários quando se alimentam de outros carnívoros.

Observação: O termo teia alimentar é usado para sinalizar a pluralidade de relações que ocorrem nas cadeias alimentares. Não raro, um mesmo ser vivo ocupa mais de um nível trófico e alimenta-se de indivíduos de níveis tróficos diferentes.

Compartilhe conhecimento...