Conhecimentos Numéricos – Razão

Chama-se razão qualquer cociente formado por dois números ou grandezas (diferentes de zero). Trata-se de um conceito básico de Matemática, essencial à solução de problemas gerais e ao aprendizado de temas posteriores (como função ou porcentagem, por exemplo).

Um exemplo marcante de razão é a velocidade média, que consiste na razão entre a distância percorrida e o tempo de percurso. De igual maneira, a densidade demográfica (ou populacional) consiste na razão entre o número de habitantes de um lugar e a área ocupada por eles.

EXERCÍCIOS

Vejamos alguns exercícios envolvendo razões.

Questão 01 – Se um carro percorre 20 km em 30 minutos, qual é a sua velocidade média em km/h?

Como vimos anteriormente, a velocidade média é razão entre o espaço percorrido e o tempo de percurso. Perceba que a questão nos solicita o valor em determinada unidade de medida (no caso, quilômetros por hora). As unidades de medida sempre acompanharão o valor numérico das razões quando estivermos lidando com duas grandezas diferentes.

Para resolver a questão, devemos atentar também para o tempo, que foi fornecido em minutos. Precisamos encontrar o valor equivalente em horas: se 1 hora tem 60 minutos, 30 minutos equivalem a 1/2 h (meia hora). Assim, podemos organizar a razão (cociente dos valores):

Questão 02 – Considerando que o Brasil possua aproximadamente 202 milhões de habitantes e uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, qual é a sua densidade demográfica em hab/km2?

Organizando o cociente, temos que:

Compartilhe conhecimento...