Questão Comentada Enem – Cadeia Alimentar e Níveis Tróficos

QUESTÃO ENEM

Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

Disponível em: http://www.cienciasgaspar.blogspot.com.

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de

A) produtor e consumidor primário.
B) consumidor primário e consumidor secundário.
C) consumidor secundário e consumidor terciário.
D) consumidor terciário e produtor.
E) consumidor secundário e consumidor primário.

Comentários: Cadeia alimentar ou trófica é um conjunto de relações alimentares entre os diferentes seres vivos. Os indivíduos, de acordo com as suas características, ocupam os chamados níveis tróficos, que são definidos com base na função que cada ser vivo exerce. Uma cadeia alimentar é constituída de produtores, consumidores e decompositores. Os produtores são os indivíduos autotróficos e ocupam o primeiro nível trófico. Os consumidores são os indivíduos que não conseguem fabricar seu próprio alimento (heterotróficos); eles obtêm energia alimentando-se de outros indivíduos. Os consumidores são ditos primários quando se alimentam diretamente dos produtores; secundários, quando se alimentam de animais herbívoros e terciários, quando se alimentam de animais carnívoros.

No caso em questão, o homem é considerado consumidor primário, uma vez que se alimentou diretamente dos produtores (frutas e grãos). O tigre, ao se alimentar do homem, assume a função de consumidor secundário e, por fim, os abutres assumem a função de consumidores terciários (portanto, alternativa C).

Compartilhe conhecimento...