Questão Comentada Enem – Conhecimentos Numéricos

QUESTÃO ENEM

Num projeto da parte elétrica de um edifício residencial a ser construído, consta que as tomadas deverão ser colocadas a 0,20 m acima do piso, enquanto os interruptores de luz deverão ser colocados a 1,47 m acima do piso. Um cadeirante, potencial comprador de um apartamento desse edifício, ao ver tais medidas, alerta para o fato de que elas não contemplarão suas necessidades. Os referenciais de alturas (em metros) para atividades que não exigem o uso de força são mostrados na figura seguinte.

Uma proposta substitutiva, relativa às alturas de tomadas e interruptores, respectivamente, que atenderá àquele potencial comprador é

A) 0,20 m e 1,45 m.
B) 0,20 m e 1,40 m.
C) 0,25 m e 1,35 m.
D) 0,25 m e 1,30 m.
E) 0,45 m e 1,20 m.

Comentários: Analisando atentamente a figura apresenta, podemos constatar que o cadeirante pode, no máximo, atingir a altura de 1,35 m, no caso dos interruptores de luz, e a altura mínima de 0,40 m, no caso das tomadas. A proposta não contempla esse comprador em potencial, porque se estabeleceu a altura de 0,20 m para as tomadas (muito baixas para o cadeirante) e de 1,47 m para os interruptores (muito altos para o cadeirante). Para atender às suas necessidades, a altura das tomadas não pode ser inferior a 0,40 m, o que nos faz validar apenas a alternativa E (0,45 m), que também apresenta altura adequada para os interruptores (1,20 m).

Compartilhe conhecimento...