Rio +20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

O QUE FOI?

Rio +20 ou Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi um evento internacional que ocorreu no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012. A conferência passou a ser chamada Rio +20 por ter ocorrido 20 anos depois do Eco-92/Rio-92 (outro evento sobre sustentabilidade).

POR QUE OCORREU?

O principal objetivo do encontro foi discutir as questões mais importantes sobre o uso dos recursos naturais do nosso planeta. Contando com a participação de 190 representantes das diversas nações do mundo, a conferência é considerada o maior evento já realizado pela ONU.

O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

Considerando a ação prejudicial do homem sobre o meio ambiente, o Rio +20 surge para ratificar o compromisso entre as nações com a preservação dos recursos naturais, guiada pelo desenvolvimento sustentável. Em poucas palavras, o desenvolvimento sustentável é definido como aquele capaz de suprir as necessidades do presente, sem que seja comprometida a capacidade das futuras gerações de satisfazer as suas necessidades. 

QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS?

Muitos temas foram discutidos no evento – o que o tornou ainda mais amplo. Além da análise das medidas (já postas em prática) para a preservação do meio ambiente, discutiu-se sobre a Economia Verde, sobre as ações para garantir a sustentabilidade, sobre a governança internacional e o desenvolvimento sustentável e sobre questões sociais, como a falta de moradia e os meios de eliminar a pobreza no mundo.

QUAL FOI O LEGADO?

Embora o Rio +20 tenha trazido à tona uma questão fundamental, os resultados não atenderam às expectativas. Nos documentos oficiais, não houve a definição de medidas objetivas a serem tomadas pelas nações. Não houve também um acordo entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento a respeito do uso de seus recursos visando à sustentabilidade. É provável que a crise nos Estados Unidos e na Europa tenha comprometido a tomada imediata de decisões.

Compartilhe conhecimento...