Temas Mais Cobrados no Enem – 02 – A Ação do Homem no Meio Ambiente

Retomamos os Temas Mais Cobrados no Enem com uma pauta atualíssima e, assim como as questões ligadas aos recursos hídricos, cada vez mais importante: a ação do homem no meio ambiente. Nosso segundo tema serve, oportunamente, como um alerta. A interferência do homem no espaço natural assume proporções alarmantes no século XXI e nos faz refletir sobre o futuro do nosso planeta e o que restará para as próximas gerações.

COMEÇANDO PELO BÁSICO

A forma como alteramos o espaço em que vivemos é objeto de estudo, direta ou indiretamente, de diversas disciplinas, notadamente da Biologia e da Geografia. Em linhas de análise justapostas, temos, de um lado, a configuração de ecossistemas e o tênue equilíbrio que os constitui e, do outro, a transformação do espaço natural em espaço geográfico. Nossas primeiras sugestões são, assim, conteúdos básicos:

Conceitos Básicos de Ecologia

Interações entre os Seres Vivos

Conceitos Básicos de Geografia Urbana

DRUMMOND E CABRAL

Para expandir o horizonte, sugerimos dois poemas. O primeiro deles é uma abordagem poética da construção da paisagem, um olhar metafísico que contrasta a natureza à nossa volta e a força da memória. O segundo, O Cão sem Plumas, coaduna o rio Capibaribe e o universo que se desenvolve em torno dele, de modo que, na paisagem do rio, difícil é saber onde começa o rio; onde a lama começa do rio; onde a terra começa da lama; onde o homem, onde a pele começa da lama; onde começa o homem naquele homem.

Paisagem: Como se Faz – Carlos Drummond de Andrade

O Cão sem Plumas – João Cabral de Melo Neto

HOMEM X MEIO AMBIENTE     

Chegamos ao tópico-chave do tema. Sim, é impensável que as provas do Enem 2019 não tenham, ao menos, duas questões sobre poluição ambiental. Pautas possíveis: poluição atmosférica, desmatamentos, queimadas, caça e pesca predatórias, lixo urbano, extinção de espécies, eutrofização, lançamento de resíduos industriais na água e no solo etc. E, infelizmente, o que ainda pode ocorrer, a exemplo das recentes tragédias em Mariana e Brumadinho. Compilamos os seguintes textos:

Poluição Ambiental

Desmatamentos e Queimadas

A SUSTENTABILIDADE É O CAMINHO

Para minimizar o enorme prejuízo causado ao meio ambiente, é necessário, dentre outras medidas, pôr em prática o Desenvolvimento Sustentável, isto é, aquele capaz de suprir as necessidades do presente sem prejudicar o potencial das futuras gerações.

Projeções ligadas à economia apontam que investir em meios sustentáveis de produção será mais vantajoso, em algumas décadas, também do ponto de vista econômico. A sustentabilidade não é apenas um discurso bonito e politicamente correto: é o grande – e talvez único – negócio do futuro. Indicações abaixo:

Desenvolvimento Sustentável

Matrizes Energéticas: Fontes Renováveis de Energia

Rio+20

QUE VENHAM AS QUESTÕES DO ENEM!

Para assimilar os conteúdos e saber mais sobre como este tema é habitualmente cobrado no Enem, apresentamos três questões comentadas e um simulado robusto, com vinte questões propostas:

Simulado Enem – A Ação do Homem no Meio Ambiente

Questão Comentada Enem – Cadeia Alimentar

Questão Comentada Enem – Paisagem Geográfica e Memória

Questão Comentada Enem – Preservação Ambiental e Biocombustíveis

O objetivo do Porto da Linguagem é oferecer conteúdos de qualidade gratuitamente. Se você gostou da ideia, ajude-nos compartilhando nossas postagens para que elas possam chegar a mais pessoas. Até a próxima! 

Murilo Rafael, idealizador do Porto da Linguagem, é poeta, compositor de música popular e produtor de conteúdos educativos. Estudou Letras na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalha há mais de dez anos desenvolvendo conteúdos pedagógicos para o Ensino Médio em programas de TV e sites. Atualmente, é servidor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde atua como fiscal de contratos administrativos.

Compartilhe conhecimento...