Gêneros e Ferramentas Digitais: Fórum, Wiki e Redes Sociais

Fórum de Discussão

O Fórum de Discussão é uma ferramenta virtual colaborativa que permite a troca de ideias e a produção de conhecimento. Pode ser privado ou aberto ao público geral. Participam dos fóruns grupos específicos ou pessoas que estejam ligadas por algum fator comum.

Geralmente, a organização de um fórum envolve um tema central e inúmeros tópicos ligados a ele. Cada tópico por vezes tem como título uma pergunta feita por um membro. Um exemplo de tema central seria “Informática” e de um tópico “Como reinstalar o Windows Vista?”. Dando sequência ao título, o usuário que abriu o debate explana sobre o seu problema específico. Daí por diante inúmeros outros participantes vão deixando suas mensagens com intuito de discutir a questão ou solucioná-la, conforme o caso – e a produção de conhecimento ocorre dessa maneira. Quando outro internauta tiver a mesma dúvida ou quiser saber mais sobre o assunto, poderá acessar o fórum e ficar a par das opiniões de diversos usuários. Assim como em outros gêneros, pode haver nas mensagens do fórum links e anexos.

As mensagens dos usuários não são escritas em tempo real e por isso possuem maior formalidade que as do chat. Para que um fórum cumpra seus objetivos, é essencial a presença de mediadores, que podem excluir mensagens desrespeitosas, punir membros que não promovam o debate da forma devida e ainda reorganizar as postagens de acordo com o tópico específico ao qual elas se referem.

Wiki

O termo Wiki faz menção a um modelo digital que, democraticamente, propicia a produção conjunta de conhecimento. As estruturas wiki apresentam um conjunto de hipertextos que podem ser construídos e editados de forma rápida e colaborativa (por qualquer pessoa).

As páginas wiki são interligadas, cheias de links e encontram-se em constante renovação, podendo ser alteradas a qualquer momento. As características básicas do gênero são, portanto, a produção conjunta e a ausência de controle sobre quem produz e edita os hipertextos. Com alguns cliques, todos podem contribuir com a produção de conhecimento. Um exemplo famoso desse modelo é o site Wikipédia, um dos mais acessados em todo o mundo. Com características de uma enciclopédia virtual, qualquer um está apto a construir, corrigir ou atualizar as páginas do site.

REDES SOCIAIS NA INTERNET

Conquistando um público cada vez maior, as Redes Sociais destacam-se na internet como um meio de interagir socialmente, conhecer pessoas, compartilhar informações, além de propiciar a produção de conhecimento. Nessas redes, as relações sociais são organizadas de acordo com a afinidade entre os usuários e seus interesses comuns. Pode-se também por meio delas difundir uma informação rapidamente – o que facilita a organização de movimentos e mobilizações sociais, por exemplo.

Existe hoje um sem-número de ferramentas que podem ser acopladas às redes permitindo aos membros a realização de quase todas as atividades presentes no ambiente virtual.

São redes sociais mundialmente conhecidas o Facebook, o Instagram, o Google+, o Linkedin e o Twitter. O Twitter possui uma característica peculiar: só permite o envio e recebimento de mensagens extremamente curtas. Os usuários não podem escrever mensagens com mais de 140 caracteres.

Compartilhe conhecimento...