Iluminismo

O Iluminismo foi uma revolução de caráter burguês, iniciada na França durante o século XVII. Trouxe grandes mudanças na área cultural, científica, econômica e religiosa da sociedade ocidental.

QUAIS OS SEUS OBJETIVOS?

O principal objetivo da revolução era propor uma reestruturação da sociedade, baseada nos ideais progressistas, fundamentados na razão e na ciência. O intuito era enfraquecer o poder absolutista dos reis, que divergia dos interesses burgueses.

PRINCIPAIS FATORES PARA O ESTABELECIMENTO DO ILUMINISMO:

Renascimento Cultural: no campo das artes e da literatura, as criações valorizavam o método científico, as novas descobertas e a técnica acima do talento nato, muitas vezes atribuído ao dom divino;

Revolução Científica: fundamentada a partir das novas descobertas da Física (como as de Galileu e Newton) e da lógica cartesiana (criada por René Descartes), colocou a razão acima dos pressupostos da fé;

Reforma Protestante: abalou a autoridade da igreja católica e, por consequência, o poder divino do rei.

QUAIS AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DO ILUMINISMO PARA A HUMANIDADE?

O Iluminismo propiciou um enorme desenvolvimento científico e cultural e foi de grande importância para o combate à intolerância religiosa e para a afirmação do livre pensamento.

No âmbito social, serviu de base para as revoluções europeias e, na América, influenciou a Independência dos EUA e a Inconfidência Mineira. Contribuiu também para a consolidação do sistema capitalista.

Compartilhe conhecimento...