Proposta de Redação do Enem: Comentários e Dicas

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada a uso de álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção.

Para estancar a tendência de crescimento de mortes no trânsito, era necessária uma ação enérgica. E coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.

Disponível em: www.dprf.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013.

Repulsão magnética a beber e dirigir

A lei da física que comprova que dois polos opostos se atraem em um campo magnético é um dos conceitos mais populares desse ramo do conhecimento. Tulipas de chope e bolachas de papelão não servem, em condições normais, como objetivos de experimento para confirmar essa proposta. A ideia de uma agência de comunicação em Belo Horizonte foi bem simples. Ímãs foram inseridos em bolachas utilizadas para descansar os copos, de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opção para o cliente: dirigir ou chamar um táxi depois de beber. Ao mesmo tempo, tulipas de chope também receberam pequenos pedaços de metal mascarados com uma pequena rodela de papel na base do copo. Durante um fim de semana, todas as bebidas servidas passaram a pregar uma peça no cliente. Ao tentar descansar seu copo com a opção dirigir virada para cima, os ímãs apresentavam a mesma polaridade e, portanto, causando repulsão, fazendo com que o descanso fugisse do copo; se estivesse virada mostrando o lado com o desenho de um táxi, ela rapidamente grudava na base do copo. A ideia surgiu da necessidade de passar a mensagem de uma forma leve e no exato momento do consumo.

Disponível em: www.operacaoleisecarj.rj.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2013. (adaptado).

INSTRUÇÕES

  • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

ANÁLISE DA PROPOSTA ENEM

Com base na leitura da proposta Enem, identificamos no comando da elaboração as informações básicas para a construção do texto. A primeira delas é sobre o tipo de texto e linguagem adotada: texto dissertativo-argumentativo e modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Assim, o candidato deve escrever um texto organizado em introdução, desenvolvimento e conclusão, que defenda um ponto de vista, com unidade, coesão e coerência. É necessário utilizar exemplos e justificativas lógicas a fim de que o texto seja expressivo a atinja o seu objetivo. Além disso, o texto deve respeitar as regras gramaticais básicas, voltadas, por exemplo, a concordância, ortográfica e acentuação.

O comando ainda exigiu do candidato uma proposta de intervenção, isto é, é preciso apresentar uma ideia/proposta clara que contribua para as questões sugeridas pelo tema (essa proposta deve aparecer na conclusão).

COMENTÁRIOS E DICAS

O tema “Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil”, embora suscite muitas possibilidades para a produção do texto, é também específico. O candidato não deve se limitar a falar genericamente sobre a Lei Seca, mas sobre os efeitos (consequências, impactos…) da sua implantação no Brasil.

Para motivar a produção do candidato, foram apresentados quatro textos (dois deles envolvendo imagens).

O primeiro (Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?) é bem informativo e objetiva instruir o candidato sobre as razões que levaram à criação da Lei Seca. Pode ser muito útil para quem não tem familiaridade com esse tema.

O segundo é uma campanha que alerta, enfaticamente, sobre os perigos de dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas e sobre o fato de isso ser crime.

O terceiro apresenta dados numéricos (positivos) a respeito da implantação da Lei Seca. Parece um dos mais úteis para a produção do texto, já que tais dados podem ser usados para ilustrar afirmações ligadas ao ponto de vista do candidato.

O quarto, por fim, apresenta uma iniciativa interessante realizada por uma agência de comunicação em Belo Horizonte. Trata-se de uma ideia inovadora e descontraída de conscientizar a população, salientando, por meio da ciência, que bebida e direção se repelem.

O intuito de apresentar os elementos da proposta nesse texto é contribuir para que você, candidato do Enem, melhore o seu desempenho em Redação. Além das dicas apresentadas aqui, lembre-se de que produzir uma boa redação exige prática constante. Como sugestão, faça uma redação com base na proposta do Enem acima.

Compartilhe conhecimento...