Questão Comentada Enem – Anúncio Publicitário

QUESTÃO ENEM

O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor:

A) A identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.
B) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.
C) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.
D) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.
E) a percepção do sentido literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.

Comentários: Para que a propaganda alcance o objetivo comunicativo esperado, é essencial que o leitor tenha conhecimento do famoso dito popular “Quem é vivo sempre aparece”. Percebe-se que o criador do anúncio valeu-se da antonímia “vivo-morto”, substituindo “morto” por “vivo” no texto e tornando-o mais expressivo e atrativo ao público – também pela relação semântica entre “Noites do Terror” e “morto”. Portanto, alternativa D.

Compartilhe conhecimento...