Questão Comentada Enem – Brasil Colonial – Açúcar

QUESTÃO ENEM

O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.

CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

A) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
B) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
C) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
D) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
E) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

Comentários: Sem dúvida, o lucro obtido com o comércio do açúcar era muito vantajoso (como aponta a alternativa A), o que justifica a sua intensa produção no Brasil Colonial.  A opção pelo investimento na cana-de-açúcar foi motivada também por outros fatores, como a aceitação do produto na Europa, o domínio das técnicas de cultivo por parte de Portugal e especialmente pela adaptação da planta às condições do clima e ao solo massapê.

O cultivo da cana-de-açúcar foi realizado através do sistema de plantation, baseado na monocultura de grandes latifúndios, cuja produção era voltada à exportação. Esta atividade tornou o nordeste brasileiro um dos maiores produtores mundiais de açúcar no século XVII.

Compartilhe conhecimento...