Questão Comentada Enem – Insulina e Tecnologia do DNA Recombinante

QUESTÃO COMENTADA ENEM

Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.

Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado).

A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,

A) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno
B) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
C) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.
D) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
E) a criação de animais transgênicos.

Comentário: A produção da insulina recombinante é resultado do desenvolvimento da Engenharia Genética – que pode ser definida como um conjunto de técnicas voltadas à manipulação do DNA. Essa área já propiciou o desenvolvimento de vacinas, alimentos transgênicos e de muitas substâncias.

Uma vez que a insulina recombinante é produzida em tempo menor e em maior quantidade, havendo também menor resistência por parte do organismo diabético à insulina, concluímos que a sua produção tem como consequência a melhora na qualidade de vida dos diabéticos. A diabetes é uma doença causada sobretudo pela deficiência na produção ou no funcionamento da insulina. Portanto, alternativa D: impacto favorável na saúde dos diabéticos.

Compartilhe conhecimento...