Redação Enem: Elementos da Proposta

Nos últimos anos, o tema de redação da prova do Enem tem sido apresentado ao candidato por meio de um modelo específico: a chamada proposta estruturada, já consagrada em diversos processos seletivos do país. Mas em que consiste este tipo de proposta?

Uma proposta de redação estruturada apresenta, além do tema propriamente dito, uma série de elementos que servem de base para o candidato construir sua redação. Os elementos da proposta se reúnem em quatro itens principais: a coletânea de textos, o comando da elaboração, o tema e as instruções. Nesse texto, veremos um pouco mais sobre cada um desses itens e, em seguida, analisaremos uma proposta de redação do Enem.

COLETÂNEA DE TEXTOS

Basicamente, a coletânea de textos é uma reunião de textos diversos, de vários autores, que ajudam o candidato a conectar-se com a questão a ser discutida. Os textos são motivadores e têm a função de influenciar a produção textual do candidato, dando-lhe, muitas vezes, um caminho a seguir e dados que podem ser utilizados para ratificar o ponto de vista.

Vale lembrar que a influência não deve se transformar em cópia. Além disso, esse item não obriga o candidato a fazer uma análise semelhante à apresentada pelos textos motivadores. Naturalmente, é possível seguir uma linha de raciocínio diferente, com a condição de que ela atenda ao que foi solicitado pelo comando e que seja fiel ao tema.

São muito comuns na coletânea infográficos, charges e campanhas publicitárias.

COMANDO DA ELABORAÇÃO E TEMA

O comando da elaboração é a parte mais importante (e também mais perigosa) da proposta. É nele que se encontra o tema. Portanto, deve ser lido com atenção redobrada.

O comando é o que primeiro aparece na proposta. Ele apresenta dados importantíssimos: o tipo de texto a ser escrito (dissertativo-argumentativo, carta argumentativa, narração etc); o tipo de linguagem a ser apresentada (geralmente a norma-padrão da língua); o tema (normalmente destacado em negrito); e, em alguns casos, propostas de delimitação de abordagem ou sugestões de ponto de vista.

É preciso ler minunciosamente e interpretar muito bem esse conjunto de elementos, pois um leve deslize ou erro de interpretação podem levar à construção de um texto incompatível com a proposta, passível, inclusive, de receber nota zero.

INSTRUÇÕES

As instruções finais apresentam algumas características técnicas do texto (precisam ler lidas com bastante atenção também). No caso do Enem, elas estabelecem, por exemplo, que o texto não deve ultrapassar o limite de trinta linhas (espaço máximo).

Há também algumas condições que podem levar a redação a nota zero, como fuga do tema ou do modelo textual exigido, apresentação, ainda que parcial, de ideias que não se conectem com o tema proposto ou construção de um texto que não tenha mais de sete linhas.

Compartilhe conhecimento...