Renascimento Cultural

O QUE FOI?

O Renascimento Cultural, iniciado a partir do século XV, refere-se ao período em que houve uma revolução no pensamento humano, que se refletiu numa expressiva produção artística, literária, filosófica e científica. Foi um avanço em relação aos valores da Idade Média – época de grande estagnação intelectual.

POR QUE OCORREU?

O Renascimento Cultural pode ser visto como uma consequência do próprio renascimento urbano e comercial. A expansão marítima e o comércio com o Oriente propiciaram o enriquecimento da burguesia europeia, que passou a incentivar a produção artística e científica. Tal movimento marca o início dos tempos modernos e está diretamente ligado à ascensão da burguesia.

“A Criação de Adão” (Michelangelo)

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

O homem renascentista se baseia em elementos da cultura greco-romana e tem como principal lema a valorização do ser humano (humanismo). Decorrem do humanismo outras características, como o antropocentrismo (o homem no centro do universo), o hedonismo (culto ao prazer), o racionalismo (a razão como fonte do conhecimento) e o naturalismo (observação e representação fidedigna da natureza e do universo).

ARTE RENASCENTISTA E RENASCIMENTO CIENTÍFICO

Devido às intensas atividades comerciais em Veneza, Gênova e Florença, a Itália é considerada o berço do Renascimento, que depois se espalharia por outros países da Europa. Destacam-se como expoentes das artes renascentistas: Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Rafael Sanzio e Michelangelo.

“O Nascimento de Vênus” (Botticelli)

Na área científica, destacam-se Nicolau Copérnico, que propôs o heliocentrismo (o sol no centro do sistema solar); e Galileu Galilei, por ter proposto inúmeras teorias essenciais à Física, à Matemática e à Astronomia.

LITERATURA RENASCENTISTA

No Renascimento, a produção literária foi bastante incentivada pela invenção de um novo sistema de impressão (a prensa tipográfica móvel), por Gutenberg, marco inicial do surgimento da imprensa. Tal método possibilitou a difusão do livro e a consequente troca de conhecimentos.

A literatura renascentista possui grandes autores, como Dante Alighieri, Francesco Petrarca, Boccaccio, Thomas More, William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Luís Vaz de Camões.

Compartilhe conhecimento...