Romantismo

O QUE É?

O Romantismo é um movimento literário surgido na Europa no final do século XVIII. Foi a primeira vertente literária ocidental a rejeitar o modelo clássico. Esta ruptura reflete uma busca por uma produção original, baseada em mitos próprios, e não em clichês e imitações.

QUAL ERA O CONTEXTO HISTÓRICO?

O Romantismo se desenvolve na Europa num momento histórico marcado pela ascensão da burguesia e dos ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade). No Brasil, foi influenciado pelas últimas produções árcades e pelo sentimento de nacionalismo advindo da situação de independência.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS?

A principal característica do Romantismo é a perspectiva individual do mundo. A abordagem emocional e individual traduz-se em diversas tendências, como o nacionalismo, o choque Eu x Mundo, a atitude reformista, a idealização da mulher, o culto à natureza e o retorno ao passado.

AUTORES NA POESIA

Na poesia brasileira, destacaram-se Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães (1ª Geração Romântica); Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo e Junqueira Freire (2ª Geração Romântica); e Fagundes Varela, Tobias Barreto e Castro Alves (3ª Geração Romântica).

AUTORES NA PROSA

A prosa romântica no Brasil possui quatro linhas temáticas de romance: o indianista, o histórico, o regionalista e o social urbano. Destacaram-se como grandes autores: José de Alencar, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay, Franklin Távora e Machado de Assis.

Confira a Canção do Exílio – poema associado à 1ª Geração Romântica.

Compartilhe conhecimento...