Segunda Revolução Industrial

O QUE FOI?

A Segunda Revolução Industrial foi o período histórico (1860 a 1914) em que ocorreu a expansão da industrialização e do capitalismo liberal. Rússia, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos começaram a desenvolver suas respectivas indústrias. Nesta segunda fase, a liberdade de produção e comércio é ameaçada pelas práticas de monopólios, trustes e cartéis.

“Tempos Modernos” (1936), Charlie Chaplin

QUAIS PAÍSES A DESENVOLVERAM?

Rússia, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos, além dos pioneiros: Inglaterra, Franca e Bélgica.

PRINCIPAIS DESCOBERTAS DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:

– Processo Bessemer de transformação do ferro em aço;
– O dínamo, que possibilitou a utilização da energia elétrica nas fábricas, substituindo as máquinas a vapor;
– A invenção do motor de combustão interna, que aos poucos substituiu o carvão pelo petróleo como matéria-prima na geração de energia.

CONSEQUÊNCIAS DA SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:

– Surgimento do capitalismo financeiro: nesta fase, as finanças têm supremacia frente à produção, originando assim os grandes bancos e instituições financeiras de administração, empréstimos e financiamento de capital;

– Formação dos grandes conglomerados econômicos. Três praticas econômicas minaram a liberdade de produção e comércio: Trustes, quando grandes empresas compram ou controlam as ações de concorrentes menores; Holdings, quando uma grande empresa compra ou controla as ações de empresas ligadas à sua atividade, tendo poder sobre todas as etapas de produção; e Cartéis, quando empresas concorrentes negociam entre si os aspectos da produção, até mesmo o preço dos produtos, para evitar perdas com a concorrência.

– Processo de produção em série, possibilitado pelos novos maquinários da indústria e pela sistematização do trabalho fabril;

– Expansão do Imperialismo. Como os países capitalistas que integravam a Revolução Industrial precisavam de matérias-primas e de mercados consumidores, iniciou-se um grande processo de expansão externa.

Compartilhe conhecimento...