Sistema Internacional de Unidades

O Sistema Internacional de Unidades (SI) consiste num modelo padronizado que define determinadas unidades (e símbolos) para as grandezas físicas. É, em poucas palavras, a indicação oficial da unidade que deve representar uma grandeza física na realização de medidas.

É importante ressaltar que grandeza remete a tudo aquilo que pode ser mensurado. Para uma mesma grandeza, existem, não raro, inúmeras unidades, isto é, inúmeros parâmetros para medi-la. Considere, por exemplo, a grandeza “comprimento”. A depender do caso, podemos utilizar como unidade o “metro”, o “quilômetro”, o “centímetro” etc.

Por muito tempo, coexistiram inúmeros sistemas de unidades ao redor do mundo, o que era, de certo modo, inconveniente para pesquisas e documentos internacionais. O SI surge então como um sistema único (padrão), em 1971, com o intuito de facilitar a troca de conhecimento entre os países.  As principais definições que integram o SI são: admitir um número pequeno de grandezas fundamentais, das quais resultarão as grandezas derivadas; estabelecer que cada grandeza deve ser representada por uma unidade padrão e por um símbolo.

As grandezas definidas como fundamentais são:

Logicamente, há uma infinidade de grandezas físicas, mas as mais básicas são as que estão descritas na tabela acima. Perceba que as unidades de medida de outras grandezas podem ser encontradas com base na definição inicial. Por exemplo: sabemos que a velocidade é a rapidez com que um móvel se desloca em determinado intervalo de tempo. Portanto, consiste na razão entre a distância percorrida por um móvel e o tempo de percurso. Assim, concluiremos que, pelo SI, a velocidade deve ser medida em m/s (metro por segundo), já que o comprimento deve ser medido em metros e o tempo, em segundos. A velocidade é um exemplo de grandeza derivada, assim como a aceleração (m/s2), a área (m2), o volume (m3), a densidade da corrente elétrica (A/m2), dentre muitas outras.

É importante ainda salientar que algumas grandezas derivadas ganharam nomes especiais (e símbolos) no SI. Vejamos algumas:

Compartilhe conhecimento...