Substantivo – Conceito e Classificações

Em linhas gerais, para a Morfologia, o substantivo é a classe gramatical composta por palavras que nomeiam objetos, seres, sentimentos, elementos e ações.

Ex.: mesa, cachorro, pensamento, amor, José etc.

É importante destacar, entretanto, que a definição acima – utilizada tradicionalmente nas gramáticas normativas – leva em conta apenas o critério semântico. Pelo critério sintático (ou funcional), o substantivo é a palavra que funciona como núcleo de uma expressão ou como termo determinado; pelo critério mórfico, é a palavra formada por base lexical mais morfemas gramaticais.

Os substantivos variam em gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural) e grau (aumentativo ou diminutivo).

Exemplos:

gênero: menino(masculino); menina(feminino)
número: homem (singular); homens (plural);
grau: chapeuzinho (diminutivo de chapéu); muralha (aumentativo de muro)

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS SUBSTANTIVOS

– Concretos: são os substantivos que designam seres ou coisas que possuem existência própria.

Ex.: lâmpada, computador, homem, pássaro

– Abstratos: são aqueles que designam seres ou coisas que não possuem existência própria, isto é, existem somente como forma abstrata em nossa mente. Representam geralmente ações, estados e qualidades:

Ex.: leveza, solidão, aprendizado

– Comuns: são os substantivos genéricos que englobam diversos seres de mesma espécie. Diz-se que “homem” é um substantivo comum por designar qualquer pessoa do sexo masculino, como Lucas, Pedro, João etc.

Ex.: homem, país, cidade

– Próprios: são os substantivos utilizados para indicar seres e coisas em específico, isto é, indivíduo ou coisa inserida em uma classe.

Ex.: Lucas, Argentina, Salvador

– Simples: são os substantivos formados por uma só palavra.

Ex.: amor, céu, trabalho

– Compostos: são os substantivos formados por duas ou mais palavras:

Ex.: arranha-céu, vaga-lume, grão-de-bico

– Coletivos: são os substantivos que, mesmo na forma singular, designam um grande número de seres ou coisas de mesma espécie.

Ex.: multidão (de pessoas); cardume (de peixes); molho (de chaves, de verduras)…

PRIMITIVOS E DERIVADOS

Ainda é comum encontrar nas gramáticas normativas a definição de substantivo primitivo e substantivo derivado. Os primitivos são os substantivos que, mantendo seus radicais básicos, formam outras palavras pelo processo de derivação. Os derivados se referem justamente a essas palavras formadas.

Exemplos:

casa (subs. primitivo): casinha, casebre, casulo (derivados);
guerra (subs. primitivo): guerrear, guerreiro, guerrilha (derivados).

Compartilhe conhecimento...